HADASSA
A FLOR QUE NASCE NO DESERTO


Havia então um homem judeu na fortaleza de Susã, cujo nome era Mardoqueu, filho de Jair, filho de Simei, filho de Quis, homem benjamita,Que fora transportado de Jerusalém, com os cativos que foram levados com Jeconias, rei de Judá, o qual transportara Nabucodonosor, rei de babilônia.Este criara a Hadassa (que é Ester, filha de seu tio), porque não tinha pai nem mãe; e era jovem bela de presença e formosa; e, morrendo seu pai e sua mãe, Mardoqueu a tomara por sua filha. Ester 2:5-7



Esse magnífico livro de uma emocionante historia de lutas e vitórias já por muitas vezes me fez chorar e até hoje é e sempre será forte em sua revelação, é um dos livros históricos do antigo testamento, nele está escrito como Ester ( Hadassa ) , uma jovem judia que estava entre os deportados, tornou-se rainha da Pérsia, ao se casar com o imperador Assuero (geralmente identificado com Xerxes I), e como seu primo e tutor Mordecai (Mordoqueu) descobriu um complô contra a vida do rei; como o primeiro ministro Haman procurou liquidar os judeus; como Ester interveio, arriscando a própria vida; como Haman foi enforcado e os judeus autorizados a fazer um contra-pogrom, ou seja, matar em legítima defesa e cujo aniversário celebram com a festa dos Purim.

O título é o nome de seu principal personagem. Os judeus o chamam de Meghil-láth És-tér, em hebraico, Meghil-láh, significa "rolo de Ester", "rolo escrito de Ester", um acontecimento histórico-judaico muito importante, um rolo muito estimado, onde é sabido que não vemos de forma explícita o tetragrama hebraico ( yud, he, vav, he ), o nome de Deus, todavia cremos que está no livro de forma decodificada nos seus originais em hebraico e na ação poderosa de livramento, que, com certeza atribuímos à Hashem ( Deus).

Uma forte evidência da autenticidade do livro é a festividade de Purim ou de Sortes, comemorada pelos judeus até hoje. Nessa ocasião, o livro inteiro é lido nas sinagogas. Diz-se que uma inscrição cuneiforme, evidentemente de Borsipa, menciona um oficial persa de nome Mardukâ (Mordecai?), que estava em Susa (Susã) no fim do reinado de Dario I ou no começo do reinado de Xerxes I.

O Livro de Ester está de pleno acordo com o restante das Escrituras e complementa os relatos de Esdras e de Neemias, contando o que aconteceu com o exilado povo de Deus na Pérsia.

Pois bem, e o que nos chama a atenção é o nome dessa jovem judia, o seu nome de nascimento era Hadassa, que é hebraico, agora já o nome Ester era um nome pagão, atribuído a deusa dos Persas, chamada Astarote, Ester, que significa Estrela, dando a entender que os persas tinham como alvo de adoração o cosmos, o universo, as estrelas, o sol e a lua, a astrologia.

Não sabemos quem lhe deu esse nome pagão, mas pensamos que devido as perseguições ao povo judeu, ela entra com esse nome para sua segurança. E Hadassa? O que significa Hadassa? Hadassa é o nome de uma flor rara que nasce no deserto, também conhecida como murta, não pode ser tirada do deserto, é o seu habitat natural, se alguém tentar tirá-la do deserto a mesma morre. Mas qual o segredo da força, do vigor dessa flor, como pode uma flor nascer e viver no deserto, resistindo a aridez e a sequidão do deserto?

O segredo dessa flor está nas suas raízes, as suas raízes são tão profundas que atravessam as camadas terrestres e chegam até o lençol freático, de forma que, quem anda no deserto e encontra a Hadassa, pode ter certeza que ali se cavar há um poço. Diz a história que, quando andarilhos no deserto com muita sede e à beira da morte encontravam a Hadassa, quebravam-lhe o caule e sugavam como um canudo a água pura, límpida, direto da fonte para matar a sua sede e continuar a caminhada.

A Hadassa é um tipo da Igreja de Cristo, que hoje está na Terra, esse mundo árido, seco sem vida como o deserto e que sobrevive porque tem raízes profundas, ou seja, está fundamentada na Palavra de Deus, quem encontra a Hadassa (A Igreja), encontra a Água da Vida (Jesus Cristo). Mas chegará o momento em que a trombeta irá soar e muitos vão procurar a Hadassa no deserto e não vão encontrar, porque a Hadassa foi arrebatada do deserto do mundo, foi transformada e como estrela (Ester) em um corpo celeste, glorioso, brilhará no Céu.

Prof. Dr. Pablo Hanney Viana






Ajude o nosso Ministério a ganhar almas para o Reino de Deus com a sua oferta de amor, Faça a sua doação!

Comentários

  1. Irmão para edificar sua fé quero te dizer que Deus falou poderosamente comigo através desse texto. Ele me disse que me mostraria um segredo para comigo nesse nome e achei na sua mensagem.

    ResponderExcluir
  2. Irmão para edificar sua fé quero te dizer que Deus falou poderosamente comigo através desse texto. Ele me disse que me mostraria um segredo para comigo nesse nome e achei na sua mensagem.

    ResponderExcluir
  3. Irmão para edificar sua fé quero te dizer que Deus falou poderosamente comigo através desse texto. Ele me disse que me mostraria um segredo para comigo nesse nome e achei na sua mensagem.

    ResponderExcluir
  4. Irmão para edificar sua fé quero te dizer que Deus falou poderosamente comigo através desse texto. Ele me disse que me mostraria um segredo para comigo nesse nome e achei na sua mensagem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ESTADO INTERMEDIÁRIO DOS MORTOS